25
jun
11

Arquitetura enxaimel em Blumenau?

Já escreví artigo e emití a minha opinião várias vezes, mas este artigo publicado no Jornal de Santa Catarina em 11 de junho de 2011 pela professora Maria Terezinha Heimann é a melhor matéria que já lí a respeito.

Por isso tomo a liberdade de reproduzir abaixo o texto integral, parabenizando a autora pela clareza e simplicidade:

JSC – 11/06/2011 | N° 12277

ARTIGO

Arquitetura em Blumenau

 

Li nos últimos dias, no Santa, manifestações a respeito do projeto arquitetônico da ampliação do Arquivo Histórico de Blumenau, colocando que o mesmo deveria seguir a linha de algumas construções típicas da cidade e deixando claro que assim estaríamos preservando a arquitetura alemã. Quero parabenizá-los pela preocupação com a preservação do enxaimel da cidade, porém, quero acreditar que se fala do enxaimel autêntico, aquele ainda preservado em nossa arquitetura antiga, e não nos falsos enxaimeis que nada acrescentam à história da colonização alemã.

A carta de Atenas, de 1933, apresentada no Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, ao se referir à vida de uma cidade, fala da arquitetura como um acontecimento contínuo, que se manifesta ao longo dos séculos e surge de obras materiais, traçados ou construções que lhes garantem personalidade própria e que pouco a pouco serão respeitadas como valor histórico. Preocupava a destruição dos verdadeiros valores arquitetônicos, pois, com o crescimento, passou-se a usar estilos do passado sob pretexto estético.

Tais métodos são contrários à grande lição da história. As obras-primas do passado mostram que cada geração teve sua maneira de viver e pensar, suas convicções sociais, políticas e estéticas, recorrendo a elas como um trampolim para sua criação imaginária com os recursos oferecidos na época. Assim, copiar o passado é condenar-se à mentira, ao falso, pois as antigas condições de trabalho não podem ser reconstituídas. A aplicação da técnica moderna a um ideal ultrapassado leva a um simulacro desprovido de qualquer vida. E nos faz desacreditar do autêntico, o qual devemos nos empenhar em preservar.

Por isso, reafirmamos a importância de suas colocações e destacamos que o projeto de ampliação do Arquivo Histórico de Blumenau foi bastante discutido pela equipe de arquitetos e pela Associação do Amigos do Arquivo Histórico, e, com certeza, será um marco na preservação adequada da memória cultural da região.

MARIA TERESINHA HEIMANN|Presidente do Instituto de Artes Integradas de Blumenau

Anúncios

1 Response to “Arquitetura enxaimel em Blumenau?”


  1. 18 de agosto de 2011 às 19:48

    Infelizmente ainda é difícil a luta contra os “enxaiméis fajutos”, e a preservação do “enxaimel autêntico”.
    Que bom que pessoas ainda se erguem na sociedade pra alertá-la.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Perfil do autor

Arquiteto e Urbanista graduado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná em 1970, quando ainda não existia a Arquitetura na Federal de Santa Catarina. Em 1971 trabalhei em São Paulo e exerço a profissão desde 1972 em Blumenau, inicialmente como autônomo. Entre 1974 e 1990 como sócio da Lindner Herwig Shimizu Arquitetos e atualmente como sócio-diretor da A + C Arquitetura. Gosto da boa arquitetura e me preocupo com a questão urbana e com o desenvolvimento social e econômico da cidade de Blumenau e do Vale do Itajaí nas próximas décadas, sem perder a sua identidade paisagística e cultural e os valores morais e éticos.
O meu grande desafio como arquiteto é viabilizar a edificação dos projetos para que estes não se transformem em meras idéias de arquitetura.

Data dos posts

junho 2011
S T Q Q S S D
« dez   dez »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Blog Stats

  • 18.015 hits
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: