15
fev
10

Mais um grande arquiteto – Sidonio Porto

O arquiteto Sidonio Porto, em entrevista à última edição da Revista Projeto (no. 360 – fevereiro 2010) fala de sua vida profissional. São 45 anos de atividade. Sidonio é conhecido há muito tempo como excelente arquiteto (premiado inúmeras vezes) e amigo meu desde agosto de 2008 quando viajamos juntos – com mais arquitetos e diretores da Giroflex – à África do Sul.

Aliás, foi uma viagem maravilhosa, por tudo o que se viu e também por tudo o que o grupo de cerca de 20 pessoas vivenciou na convivencia diária durante mais de dez dias. Sidonio e a sua esposa são maravilhosos, assim como todo o grupo, que até hoje se comunica de vez em quando.

Pois bem, chamou-me a atenção nesta entrevista – entre inúmeras curiosidades da sua vida profissional – o comentário a respeito da questão dos honorários dos arquitetos na atualidade. Já me referí a este assunto no meu blog há bastante tempo e fiquei em parte surpreso com o que o Sidonio relatou na entrevista:

Pois é, estamos no fundo do poço em relação aos honorários. Eu ainda diria que estamos na crista da onda em relação às exigencias e cobranças de qualidade. Normalmente são nos exigidos ítens além dos previstos em contrato e, muito grave, estes ítens acabam sendo “motivos/argumentos”para se atrasar e até deixar de pagar os-já-baixos valores contratados.

Durante a viagem e as conversas com Sidonio, ele me surpreendeu dizendo que todos os grandes escritórios de arquitetura de São Paulo e do país necessitam, e tem, cada vez mais, advogados e departamentos jurídicos para elaborarem contratos seguros. É lamentável, mas é a realidade. Preciso pensar nisto imediatamente, apesar de eu ter em 90% dos casos um relacionamento excelente com os meus clientes.

Obrigado Sidonio, pela entrevista. Sempre aprendemos mais.


5 Responses to “Mais um grande arquiteto – Sidonio Porto”


  1. 1 Simone
    22 de abril de 2010 às 1:50

    Caro Lindner, parabéns pelas notícias do blog, já está entre os meus favoritos. Te convido para visitar o meu blog e trocar informações sobre o universo da arquitetura.
    http://www.clicrbs.com.br/missaocasa
    abs
    simone

    • 24 de abril de 2010 às 21:15

      Olá Simone, obrigado pela visita e pela dica do Sidonio Porto. Gostaria muito de estar dia 27 no evento mas não sei se conseguirei . Mande um abraço a ele!
      Acho o seu programa muito interessante. Parabéns pela iniciativa e persistencia, devagarinho a nossa profissão vai conseguindo espaço na mídia. E pelo blog.
      Eu, depois de quase quarenta anos de arquitetura, acho que é uma forma democrática e pública de manifestar as minhas opiniões, sobre arquitetura e as cidades. Precisamos ter coragem e nos manifestar para que a nossa infraestrutura seja adequada à nossa realidade economica e social.
      falamos…
      abs
      Alfredo

  2. 3 Simone
    22 de abril de 2010 às 1:51

    esqueci de avisar que o teu amigo de viagem Sidonio Porto estará dia 27 aqui em Floripa lançando um livro, em evento na AsBEA-SC.

  3. 4 Camila lindner
    22 de setembro de 2010 às 11:09

    Ola Alfredo Lindner..

    Estava por acaso no google e coloquei o nome de meu que Vó faleceu a 3 meses e por coincidnecia e o mesmo que o do senhor..Até era parecido com Senhor.

    Mas Tambem gostei muito de seu blog.
    Tenha uma Otima semana

    Sem mais
    Camilalindner


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


Perfil do autor

Arquiteto e Urbanista graduado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná em 1970, quando ainda não existia a Arquitetura na Federal de Santa Catarina. Em 1971 trabalhei em São Paulo e exerço a profissão desde 1972 em Blumenau, inicialmente como autônomo. Entre 1974 e 1990 como sócio da Lindner Herwig Shimizu Arquitetos e atualmente como sócio-diretor da A + C Arquitetura. Gosto da boa arquitetura e me preocupo com a questão urbana e com o desenvolvimento social e econômico da cidade de Blumenau e do Vale do Itajaí nas próximas décadas, sem perder a sua identidade paisagística e cultural e os valores morais e éticos.
O meu grande desafio como arquiteto é viabilizar a edificação dos projetos para que estes não se transformem em meras idéias de arquitetura.

Data dos posts

fevereiro 2010
S T Q Q S S D
« jan   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Blog Stats

  • 18.239 hits

%d blogueiros gostam disto: