24
jul
08

Não existem estilos, existe arquitetura

Na faculdade de arquitetura aprendí que não existem “estilos” em arquitetura. Foram lições de renomados mestres, vencedores de diversos concursos nacionais e internacionais de arquitetura – a malfadada Lei 8.666/93 ainda não existia e era proibido fazer licitações de preços de projetos, autores de mega-projetos como o do edifício sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro e responsáveis pela revolução urbana de Curitiba. Os arquitetos, engenheiros e agrônomos tinham a sua Lei do Exercício Profissional – Lei 5.194/66, que proíbe a licitação de preços, sugerindo outras modalidades de contratação.

Pois bem, não existem estilos. Mas existe arquitetura. De cada época da vida humana, há milhares de anos.O que a História e o povo depois chama de estilo na verdade é como a vida da gente. Vivemos exatamente – a cada dia e a cada hora – o momento presente. Isto é a nossa Vida. Nem o que aconteceu ou poderíamos ter feito no passado e nem o que irá acontecer ou faremos no futuro. O passado serve para lembrar das coisas boas que fizemos e o futuro serve apenas para sonhar.

Entendo assim a Arquitetura. Arte de planejar espaços, com a tecnologia atual. Para a Vida do Ser Humano – morar, trabalhar, ter lazer, educar os filhos, se locomover.

Leia artigo completo no site da A+C

Anúncios

0 Responses to “Não existem estilos, existe arquitetura”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




Perfil do autor

Arquiteto e Urbanista graduado no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná em 1970, quando ainda não existia a Arquitetura na Federal de Santa Catarina. Em 1971 trabalhei em São Paulo e exerço a profissão desde 1972 em Blumenau, inicialmente como autônomo. Entre 1974 e 1990 como sócio da Lindner Herwig Shimizu Arquitetos e atualmente como sócio-diretor da A + C Arquitetura. Gosto da boa arquitetura e me preocupo com a questão urbana e com o desenvolvimento social e econômico da cidade de Blumenau e do Vale do Itajaí nas próximas décadas, sem perder a sua identidade paisagística e cultural e os valores morais e éticos.
O meu grande desafio como arquiteto é viabilizar a edificação dos projetos para que estes não se transformem em meras idéias de arquitetura.

Data dos posts

julho 2008
S T Q Q S S D
    ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Blog Stats

  • 18.015 hits
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: